Moluscos

O nome do filo Molusca remete a consistência mole (do latim, mollis) do corpo desse tipo de animal. Tais metazoários são triblásticos, protostômios e possuem simetria bilateral. Podem ser terrestres ou aquáticos, sendo os caracóis e os polvos os mais conhecidos dessas duas divisões respectivamente.
Pela primeira vez na história da biologia, a gástrula triblástica deu origem a um celoma verdadeiro, uma cavidade totalmente "forrada" por mesoderme. Esse tipo de celoma é chamado de esquizoceloma, presente também nos anelídeos e artrópodes - que são os outros protostômios celomados -, e é formado por aberturas que ocorrem em conjuntos mesodérmicos maciços.
Resultado de imagem para esquizoceloma
Fonte: https://pt.slideshare.net/Adenomar/animais-9529061

Os moluscos são majoritariamente dióicos e se reproduzem somente de forma sexuada. Geralmente a fecundação é interna, mas há casos nos quais é externa. O desenvolvimento pode ser direto, porém é comum que ocorra de forma indireta, sendo a trocófora o estágio larval mais conhecido.
Esses animais têm sistema digestório completo, com boca, esôfago, intestino e ânus. Há a possibilidade de seu sistema circulatório ser fechado, entretanto normalmente é aberto e do tipo lacunar. No aberto lacunar, o coração bombeia o sangue que viaja ao longo de alguns vasos e chega nas lacunas, denominadas hemoceles, em diversos tecidos. A troca gasosa de gás carbônico por oxigênio ocorre lentamente, sob baixa pressão em tal caso.
Resultado de imagem para sistema circulatorio moluscos
Fonte: https://evolucionandoem321.files.wordpress.com/2014/08/moluscos.jpg

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fungos e Divisões

Reinos

Cordados