Apomorfia e Plesiomorfia

Apomorfia
Seres vivos são divididos em categorias devido às suas diferenças. Essas diferenças vão surgindo com o tempo por meio de mutações genéticas nas espécies, trazendo novas características em relação aos antepassados das anteriores, o que define o conceito de "apomorfia".
Apomorfia é uma novidade evolutiva que pode ser representada em um cladograma, como está indicada no mesmo sobre o reino Metazoa logo abaixo. No diagrama em questão, há o surgimento de pele seca depois do aparecimento das salamandras, o que acarreta na presença dessa característica nos grupos posteriores. Também pode ser descrita como exemplo a aparição dos espinhos e a eliminação de folhas nos cactos. A peculiaridade morfológica da primeira citação é compartilhada por diversos seres sequentes ao surgimento dessa peculiariedade, e esse tipo específico de apomorfia se chama "sinapomorfia". Seu oposto é chamado de "autapomorfia", que consiste em uma novidade evolutiva pertencente a somente um táxon terminal do cladograma.
Resultado de imagem para apomorfia animalia
Fonte: https://bioglossa.wikispaces.com/apomorfia
Fonte: fotografia de autoria dos responsáveis pelo blog 
Plesiomorfia
Resumidamente, uma plesiomorfia pode ser definida como o contrário de uma apomorfia, ou seja, uma característica antiga, originada por seres primitivos. Uma característica plesiomórfica seria, por exemplo, a ausência de coluna vertebral, enquanto a sua presença seria apomórfica.
Há também um tipo específico do conceito o qual está sendo tratado, que se chama simplesiomorfia. É caracterizado por ser compartilhado por diversos grupos e seus ancestrais, como a presença de cinco dedos nos humanos e nos lagartos sendo isso uma particularidade simplesiomórfica.
Resultado de imagem para simplesiomorfia
Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/3197242/

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Fungos e Divisões

Reinos

Cordados