Cordados

Os cordados representam o grupo de animais do filo Chordata. São representados por alguns invertebrados aquáticos e todos os vertebrados: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. A característica principal deste filo é que durante a fase embrionária todos apresentam tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal. Além disso, são animais triblásticos, enterocelomados, metamerizados, deuterostômios, com simetria lateral e apresentam sistema digestório completo.
Existem cerca de 45 mil espécies de cordados conhecidas, distribuídas em três subfilos: Urochordata (Urocordados), Cephalochordata (Cefalocordados) e Craniata ou Vertebrata. Os urocordados e cefalocordados não possuem crânio e coluna vertebral, são invertebrados. Provavelmente, são os cordados mais primitivos e podem ser chamados de Protocordados (do grego protos, primeiro, primitivo). Os craniatas são todos os vertebrados e representam cerca de 98% das espécies deste filo.
Resultado de imagem para cordados cladograma
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-KOi-1wSwnWU/TlMA7O-hbcI/AAAAAAAAAwM/7ZSg6DMEV3M/s1600/CLADOGRAMA+CORDADOS1.JPG
A notocorda é a apomorfia dos Cordados, sendo um bastão formado de uma estrutura flexível com um aspecto cartilaginoso, que se encontra posicionada na região dorsal dos organismos que a possuem. O núcleo da notocorda é formado principalmente por glicoproteínas e as fibras que o recobrem são formadas de colágeno. O ângulo em que essas fibras estarão posicionadas representará a capacidade de alongamento da notocorda. A notocorda é uma estrutura essencial para os cordados. Ela é considerada uma estrutura transitória, já que ela pode fazer parte de apenas um determinado momento da vida de alguns organismos. Dentre as principais funções da notocorda, destacam-se ser um sítio de ligação do músculo precursor vertebral e servir de base para o esqueleto axial.
Resultado de imagem para primeiro cordado
Fonte: http://www.euquerobiologia.com.br/site/wp-content/uploads/2011/11/cordado1.jpg

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fungos e Divisões

Reinos