Platelmintos
São popularmente conhecidos por vermes achatados devido ao achatamento dorsoventral que possuem em seu corpo. Existem representantes de vida livre, que ocupam ambientes aquáticos ou úmidos, e parasitas de humanos. Os platelmintos possuem tecidos diferenciados, órgãos definidos e são considerados triblásticos, pois possuem um terceiro folheto embrionário, a mesoderma, que é responsável pela formação dos músculos. Eles são os primeiros animais a apresentar a simetria bilateral que significa que se traçarmos uma linha vertical separando o corpo do animal em duas partes, as duas metades serão perfeitamente simétricas.
Fonte: http://clickeaprenda.uol.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=26077
O sistema digestório deles é incompleto, visto que a boca serve tanto para a entrada de alimento quanto para a eliminação dos resíduos, e fazem digestão extra e intracelular. Não possuem sistema cardiovascular então a distribuição de nutrientes para o corpo é feita pela cavidade digestória, que possui diversas ramificações. Não possuem sistema respiratório fazendo apenas trocas gasosas que ocorrem através da superfície. A excreção de resíduos metabólicos e do excesso de água ocorre por túbulos ramificados chamados de protonefrídios encontrados ao longo do corpo com células-flama em suas extremidades internas. O sistema nervoso da maioria dos platelmintos apresenta um par de gânglios cerebrais na região anterior do corpo, essa região apresenta cordões nervosos longitudinais e as principais estruturas sensoriais, como os ocelos (fotorreceptores que comunicam aos centros nervosos a direção e a intensidade de luz), configurando um sistema nervoso ganglionar, com centralização neural.
Fonte: http://cfb7cmpa.blogspot.com/2011/06/platelmintos.html
A reprodução assexuada dos platelmintos pode ocorrer da seguinte maneira: uma planária pode fixar a extremidade anterior a um substrato e, por estrangulamento do corpo, se dividir em partes transversais que formariam outros indivíduos por regeneração.
Fonte: https://alcionesantana.tumblr.com/post/150364749202/exerc%C3%ADcios-8%C2%BA-ano-sistema-reprodutor-e
A reprodução sexuada se dá, em animais monóicos, através da autofecundação, em que os espermatozóides de um indivíduo fecundam seus próprios óvulos, ou por fecundação cruzada, em que os espermatozóides de um indivíduo fecundam os óvulos de outros. Nos animais dióicos só pode ocorrer a fecundação cruzada. O desenvolvimento pode ser indireto (com passagem por estágio larval) ou direto (sem estágio larval).
Fonte: http://superreforco.blogspot.com/2012/06/filo-platyhelminthes-ii-classificacao.html
Comentários
Enviar um comentário