Livro: Biologia Unidade e Diversidade 2 (p. 40 e 41)

Resumo sobre os protoctistas
As algas são eucariontes, uni ou pluricelulares que possuem grande importância evolutiva e ecológica. Estão presentes nos ambientes úmidos e aquáticos onde constituem a base da cadeia alimentar. As algas pluricelulares não apresentam diferencial tecidual, sendo assim, todas possuem praticamente o mesmo aspecto e as mesmas funções, sendo somente as células reprodutoras distinguidas das demais. Algas não podem ser consideradas plantas aquáticas, contudo possuem aspectos semelhantes, tais como: a maioria delas tem cloroplastos, parede celular celulósica e utilizam o amido como reserva de energia.
As diatomáceas são algas cujas células têm paredes normalmente impregnadas por sílica, formando carapaças rígidas de formatos bem variados. Elas são normalmente encontradas no mar e na água doce.
Os dinoflagelados incluem espécies causadoras da maré vermelha, sendo algumas delas bioluminescentes e zooxantelas (dinoflagelados que vivem associados aos corais formando recifes).
As algas pardas podem ser encontradas em praias porque são trazidas pelas ondas, como as do gênero Sargassum, das quais saem do eixo lâminas e pequenas bolsas úteis na flutuação, que contêm ar; outros gêneros são Fucus, Laminaria, entre os mais diversos.
As algas verdes formam o maior e mais diversificado grupo, com destaque para as do gênero Ulva, conhecidas como alface do mar; as do gênero Acetabularia, com uma única célula semelhante a um guarda chuva; e as do gênero Volvox, que se organizam em colônias microscópicas. Elas reservam amido como fonte de energia e são revestidas por parede celulósica.
Os euglenoides são organismos unicelulares, planctônicos e flagelados, que vivem principalmente em água doce e apresentam ampla variedade de formas. Não apresentam parede celular rígida, possuem ocelo ou estigma e em algumas circunstâncias se comportam como heterótrofos. Devido a essas características, já foram confundidos com protozoários antigamente.
As algas vermelhas são geralmente filamentosas e permanecem fixas a substratos. Em sua maioria, habitam o fundo dos ambientes marinhos tropicais, porém há espécies de água doce. Externamente a parede celular celulósica, existe uma camada de mucilagem de onde se obtêm compostos como o ágar e a carragena.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fungos e Divisões

Reinos

Cordados