Classificação biológica de espécie

Classificação biológica de espécie
Espécie pode ser definida como um conjunto de seres vivos com semelhanças morfológicas, com o mesmo número de cromossomos, que vivem na mesma área ao mesmo tempo - formando uma população - e que, reproduzindo-se, geram descendentes férteis.
Alguns indivíduos de diversas raças de determinados animais podem não se cruzar naturalmente, porém conseguem estabelecer uma "ponte genética" através de seus sucessores que se relacionam. Isso permite o fluxo genético entre uma raça e outra, levando-nos a conclusão, no momento em que seus descendentes geram uma prole fértil, de que ambos pertencem a mesma espécie. Um exemplo seria o macho São Bernardo, que ao cruzar com uma fêmea de um porte um pouco menor que o dele, gera um cão X, e a fêmea de Chihauhua, que ao copular com um macho que é maior, gera uma cadela Y. Quando o cão X e a cadela Y se relacionarem, gerarão um novo cachorro e haverá uma "ponte genética" entre o São Bernardo e o Chihuahua.
De acordo com alguns modelos de classificação, uma espécie pode se dividir em uma ou mais subespécies desde que os subgrupos da espécie mantenham na natureza um isolamento genético e que esses subgrupos isolados possam ser diferenciados por características com variação descontinua.
          
Fonte: fotografias de autoria dos responsáveis pelo blog
A nomenclatura científica dos cães é definida como uma subespécie dos lobos, chamada Canis lupus familiaris. Além disso, os próprios cachorros tem subdivisões: as raças. Como pode ser visto nas imagens acima, há duas raças distintas, uma fêmea Border Collie (à direita) e uma fêmea Pastor Alemão (no meio). A primeira citada possui pelos brancos e cor-de-mel, olhos verdes e pesa 6,3kg, com 78 dias de vida. A segunda citada detém pelos pretos e loiros, olhos castanhos e pesa 14,8kg, com 89 dias de vida.
Apesar da significativa desigualdade entre suas aparências, pesos e estaturas, com uma diferença de tempo de vida muito pequena, estes animais pertencem a mesma espécie e suas raças podem cruzar, gerando descendentes férteis.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fungos e Divisões

Reinos

Cordados