Livro: Biologia Unidade e Diversidade 2 (p. 23)

Atividades da página 23

5. A respeito dos vírus, pergunta-se:
a) Que argumentos você usaria para incluí-los entre os seres vivos?
Mesmo parasitando outros seres vivos o vírus se reproduz, além de possuir DNA e/ou RNA.
b) O biólogo norte-americano Peter Raven diz que "os vírus são más notícias embrulhadas com um pouco de proteína". Como você explica essa curiosa definição?
O vírus pode ou não ter um envelope o embrulhando sua cápsula proteica, que por sua vez envolve o DNA e/ou RNA. Ele invade as células enganando-as, devido a suas proteínas especificas em seu exterior. Depois de entrar, seu material genético é liberado e o intruso toma certo controle sobre o hospedeiro.

6. (UFS-SE) "Os primeiros seres vivos da Terra surgiram na água e se alimentavam de substâncias orgânicas que haviam se formado durante um lento processo de evolução química em nosso planeta."
Explique por que os primeiros seres vivos não deviam ser semelhantes aos atuais vírus.
Os seres vivos primitivos eram procariontes e unicelulares, ou seja, eram dotados de células com membrana plasmática, ribossomos em seu citoplasma e material genético cíclico. Já os vírus são acelulares, não possuem organelas, ao invés de ter uma membrana plasmática, têm uma cápsula proteica evolvendo seu DNA e/ou RNA e são parasitas intracelulares obrigatórios.


7. (Unicamp-Sp) Após um surto de uma doença misteriosa (início com febre, coriza, mal-estar, dores abdominais, diarreia, manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo) que acometeu crianças com até cinco anos de idade em uma creche, os pesquisadores da UNICAMP conseguiram sequenciar o material genético do agente causador da doença e concluíram que se tratava de um vírus. Um segmento dessa seqüência era UACCCGUUAAAG.
a) Explique por que os pesquisadores concluíram que o agente infeccioso era um vírus.
Os pesquisadores concluíram que o agente infeccioso era um vírus porque ele apresenta como material genético um segmento de RNA.
b) Dê duas características que expliquem por que os vírus não são considerados seres vivos.
Os vírus não são considerados seres vivos por diversos motivos, dois deles são a ausência de metabolismo e não são constituídos por células.
c) Sabendo-se que a seqüência mostrada acima (UACCCGUUAAAG) dará origem a uma fita de DNA, escreva a seqüência dessa fita complementar.
A sequência da fita complementar de DNA será: ATGGGCAATTTC

8. Observe a charge abaixo:
A charge sugere a necessidade de todos se mobilizarem no combate ao agente transmissor de importantes doenças humanas, que se alastraram no Brasil nos últimos anos.
a) A charge refere-se a qual agente transmissor?
A charge se refere ao mosquito Aedes aegypti.
b) A quais doenças o texto faz referência? Quais são seus agentes transmissores etiológicos?
O texto faz referência à dengue, zika, chikungunya e seus agentes transmissores etiológicos é o vírus pertencente ao gênero Flavivirus, família Flaviviridae, do qual se conhecem quatro sorotipos DEN 1, 2, 3 e 4
c) Cite medidas profiláticas capazes de preveni-las.
O melhor jeito de se previnir contra tais doenças é não permitir que hajam locais propícios à multiplicação dos mosquitos vetores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fungos e Divisões

Reinos

Cordados